Qual a diferença entre Proteção Veicular e Seguro?
Todos querem proteger seu veículo e atualmente há duas maneiras para isso: o Seguro Auto e a Proteção Veicular. Porém para muitos a diferença entre o Seguro e a Proteção Veicular não são tão claras, o que pode ser um problema a hora de um sinistro.
A Proteção Veicular é um produto comercializado por Associações e ao contratar você assina um Contrato de Responsabilidade mútuo e divide o risco com os demais associados.
Dessa forma é pago um valor mensal para ter as coberturas contratadas e, caso haja um sinistro, o dinheiro do prejuízo sai de um fundo mútuo, caso não haja valor suficiente, todos do grupo arcam com os prejuízos. Sendo assim, quando necessário uma indenização integral o consumidor receberá de acordo com o fluxo de caixa existente na Associação, logo, o prazo de espera pela indenização pode ser mais longo, comparados ao Seguro.
Para aderir a uma Proteção Veicular não é preciso fazer a análise do perfil do motorista, de modo que qualquer usuário pode contratar. Basta apenas que seja feita uma inspeção no carro e paga a taxa de adesão.
Na Proteção Veicular não há uma lei ou um Órgão do Governo para fiscalizar suas atividades.
Primeiramente é importante saber que o Seguro Auto é um produto comercializado por Seguradoras vinculadas à SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), órgão do Ministério da Fazenda.
As Seguradoras são obrigadas a construir reservas técnicas pata pagamentos de indenização. Dessa forma ao contratar um Seguro, a Seguradora assume todos os riscos envolvidos nas coberturas contratadas. É por isso que ao contratar o Seguro, a Seguradora analisa todo o perfil do Segurado como: a idade do motorista, sua experiencia no trânsito, o uso do carro, onde o veículo permanece estacionado e mais.
Na contratação no Seguro Auto há uma Apólice detalhada com todos os direitos e deveres do Segurado e da Seguradora.
Caso seja necessária uma indenização, a Seguradora por lei tem até 30 dias para ressarcir o Segurado. Essa indenização respeita o valor de mercado do Veículo, utilizando a Tabela Fipe.
Uma vantagem do Seguro Auto é o Bônus, a cada ano, caso não tenha um sinistro, o segurado acumula pontos, transformando em descontos na hora da Renovação.
Na hora de fazer um seguro para nosso carro vem a dúvida: será que faço uma cobertura completa, ou somente de Roubo e Furto?
Quando contratamos o Seguro para nosso Veículo, existe as coberturas básica, como a Assistência 24h, e também as Coberturas Adicionais e dentro delas a Cobertura de Vidros.
Você possui multas e está preocupado se seu seguro ficará mais caro na Renovação? Essa é uma dúvida que muitos motoristas têm, afinal quem anda na rua o dia todo tem mais probabilidade de receber uma multa.