Quem já procurou por um Seguro Auto, seja para contratar pela primeira vez, ou para fazer a renovação, se deparou com a classificação de Bônus.
Nem sempre os Segurados entendem como ele funciona. A maioria das pessoas sabe que, quando um indivíduo possui pontos de bônus, pode obter um desconto no seguro. Mas como obter essas deduções? Posso perdê-las?
A classe de bônus é uma espécie de bonificação dado ao Segurado que não comete sinistros. Dessa forma quando você contrata o Seguro pela primeira vez, tem zero bônus e conforme você for renovando o seguro sua pontuação aumentará, desde que algumas regras sejam cumpridas.
A pontuação de Bônus vai do 0 a 10 e a bonificação é vinculado ao CPF do Seguro, dessa forma, mesmo que haja mudança de seguradora ou de carro, os bônus continuarão valendo.
Os descontos com os bônus variam de 3 a 5%, porém pode variar de acordo com cada Seguradora. No entanto, mesmo com o aumento de bônus, o seguro poderá ficar mais caro de um ano para outro, afinal esse não é o único fator a ser considerado no novo preço. Se a incidência de roubo de determinado veículo aumentar na sua região, todos os donos desse modelo serão atingidos, dessa forma a classe de bônus apenas impedirá um acréscimo maior.
O Segurado perde uma classificação de bônus toda vez que tiver que acionar o Seguro, seja para consertar seu veículo (perda parcial), para consertar o veículo de terceiros ou quando sofrer um sinistro com perda integral (seja um roubo, furto, ou uma colisão de perda total).
Precisando acionar o seguro por algum desses motivos, na renovação ele perde uma classificação de bônus, se for necessário acionar duas vezes no mesmo ano, perderá duas classificações, e assim por diante.
Importante ressaltar que o Segurado perde apenas uma classificação por Sinistro e não todos os pontos de uma só vez.
Por outro lado, não há perda de bônus quando for necessário utilizar as coberturas de assistência 24h e coberturas para vidros, faróis ou lanternas.
Outra situação que o Segurado poderá deixar de ganhar classe de bônus é se na renovação deixar passar o prazo de 30 dias do final da vigência. Renovando o seguro após 30 dias que encerrou a vigência o Seguro não receberá bônus e sim manterá o bônus atual, mesmo que não tenha cometido nenhum Sinistro.
Como já falamos acima, a classificação de bônus está vinculada ao CPF do seguro. Porém quando trocar de carro, deve atender alguns requisitos para não perder os bônus.
Um deles é não cancelar o seguro atual para então fazer um novo para o novo carro, dessa forma você não terá mais os bônus.
O ideal é assim que tiver trocado de carro avisar o seu corretor, para que ele possa fazer um documento chamado de Endosso, apresentando para a seguradora o novo veículo que entrará no lugar do outro. Com isso você continuará com a sua apólice atual e continuará com os bônus.
Quer saber como aproveitar sua classe de bônus? Então não renove o seu seguro sem antes entrar em contato conosco.
Na hora de fazer um seguro para nosso carro vem a dúvida: será que faço uma cobertura completa, ou somente de Roubo e Furto?
Quando contratamos o Seguro para nosso Veículo, existe as coberturas básica, como a Assistência 24h, e também as Coberturas Adicionais e dentro delas a Cobertura de Vidros.
O carro reserva é disponibilizado em caso de pequenas batidas, onde o veículo ficará por alguns dias a oficina, em caso de grandes batidas onde há perda total do veículo, e também no caso de Roubo ou Furto.